Total de visualizações de página

sábado, 29 de outubro de 2011

Práticas imperialistas

  As práticas imperialistas tiveram uma grande importância na história mundial .Elas influenciaram na colonização e na história da economia da maioria dos países. 
  A exploração dos recursos e a endoculturação dos povos da Ásia e da África por exemplo, permitiram que a Europa se tornasse um continente rico e, mais tarde ,o continente que concentrou países do primeiro mundo (desenvolvidos). Tais práticas, não só fizeram com que países europeus tornassem desenvolvidos, mas  foram as grandes responsáveis pela história dos países subdesenvolvidos. É nesse contexto que se destaca a história do preconceito racial na África ,que é fruto da endoculturação dos povos europeus que pregavam a "superioridade" do branco em relação ao negro.
  É mediante ao Imperialismo que o mundo foi conquistado.Sob uma visão subjetiva, é interessante distinguir colonialismo de Imperialismo. Colonialismo, é a conquista de território vista do aspecto político,é a anexação de  territórios, é algo formal. O Imperialismo consiste nas práticas utilizadas no colonialismo ,podendo ser práticas formais ou informais, desde exploração de recursos até a "morte" da cultura nativa.O imperialismo por vezes mostrou-se cruel , destruindo muitas culturas importantes.Isso ocorre porque é necessário a dominação não só do território ,mas também do povo, é preciso que o colonizador estabeleça um elo entre dominador e dominado, e nada melhor que a cultura do dominador sobre a cultura do dominado. 
   É nesse contexto que a história mundial vai sendo escrita. As práticas imperialistas e a colonização são fatores importantes para entendermos a situação dos países no mundo contemporâneo.


                                                                                                                                          Arícia Batista

2 comentários: