Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

• Resistência Africana

O tráfico europeu de africanos teve seu inicio antes da colonização americana só que em menor quantia em algumas sociedades africanas.
Os africanos tinham alguns direitos (diferente de alguns anos adiante) como folga, terrenos para plantio próprio, e também alguns povos em período de seca se ofereciam para trabalhar , quando a situação melhorava eles voltavam para suas aldeias.Com a ampliação do tráfico escravo no início da idade moderna, cresceram também as guerras entre tribos e escravos africanos.
Muitas tribos resistiram as guerras que os colonialistas faziam para conquistar terras africanas.Só no século XVII , é que os portugueses conseguiram conquistar os territórios de Angola e Moçambique.

No século XIX, os imperialistas estavam precisando de mão-de-obra local, então criaram medidas que eram opostas ao tráfico.Porém, nem mesmo ordens metropolitanas reverteram rapidamente esta situação.Entre 1820 e 1830, os números de escravos exportados subiram rapidamente, e só voltaram a cair em 1850.
Ainda no século XIX , quando começaram a exploração no território africano,conflitos com os diferentes povos nativos se intensificaram, que resistiam fazendo desde queimadas e levantes até guerrilha aberta.


Adaptado de Mundo Escola 

Nenhum comentário:

Postar um comentário