
Os africanos tinham alguns direitos (diferente de alguns anos adiante) como folga, terrenos para plantio próprio, e também alguns povos em período de seca se ofereciam para trabalhar , quando a situação melhorava eles voltavam para suas aldeias.Com a ampliação do tráfico escravo no início da idade moderna, cresceram também as guerras entre tribos e escravos africanos.
Muitas tribos resistiram as guerras que os colonialistas faziam para conquistar terras africanas.Só no século XVII , é que os portugueses conseguiram conquistar os territórios de Angola e Moçambique.
No século XIX, os imperialistas estavam precisando de mão-de-obra local, então criaram medidas que eram opostas ao tráfico.Porém, nem mesmo ordens metropolitanas reverteram rapidamente esta situação.Entre 1820 e 1830, os números de escravos exportados subiram rapidamente, e só voltaram a cair em 1850.
Ainda no século XIX , quando começaram a exploração no território africano,conflitos com os diferentes povos nativos se intensificaram, que resistiam fazendo desde queimadas e levantes até guerrilha aberta.
Adaptado de Mundo Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário