Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

História do Imperialismo na África

  Na metade do século XIX, nações européias colonizaram e exploraram a África, principalmente, França, Reino Unido, Holanda, Bélgica e Alemanha. Este período ficou conhecido como neocolonialismo.Nesse período a Europa passava pela Revolução Industrial,seus países necessitavam de matérias-primas e novos mercado consumidores para as mercadorias produzidas pelas indústrias européias. Uma solução encontrada foi à exploração de regiões da Ásia e África.O continente africano foi dividido entre os países europeus que implantaram um sistema imperialista, desrespeitando a cultura e diversidade étnica na região.
  O imperialismo na África foi destacado pelos países europeus forçarem os povos africanos a seguirem aspectos culturais europeus, justificando que estavam levando o progresso e a ciência para o continente. A superioridade militar européia foi usada para dominar e evitar revoltas e manifestações populares.Os europeus praticamente obrigaram os africanos a consumirem os produtos fabricados nas indústrias européias.O território da África foi dividido entre as nações européias, ignorando os povos que ali viviam,os europeus exploraram os recursos naturais (principalmente minérios) do solo da África, sem que os africanos tivessem qualquer benefício neste processo.
  O imperialismo aplicado pelos europeus na África na segunda metade do século XIX deixou feridas no continente até os dias de hoje. Além de explorar os recursos naturais, o imperialismo provocou graves conflitos étnicos na África. A cultura africana também foi muito prejudicada neste processo.

                                                                                                                       Rafael Gonçalves

sábado, 29 de outubro de 2011

Práticas imperialistas

  As práticas imperialistas tiveram uma grande importância na história mundial .Elas influenciaram na colonização e na história da economia da maioria dos países. 
  A exploração dos recursos e a endoculturação dos povos da Ásia e da África por exemplo, permitiram que a Europa se tornasse um continente rico e, mais tarde ,o continente que concentrou países do primeiro mundo (desenvolvidos). Tais práticas, não só fizeram com que países europeus tornassem desenvolvidos, mas  foram as grandes responsáveis pela história dos países subdesenvolvidos. É nesse contexto que se destaca a história do preconceito racial na África ,que é fruto da endoculturação dos povos europeus que pregavam a "superioridade" do branco em relação ao negro.
  É mediante ao Imperialismo que o mundo foi conquistado.Sob uma visão subjetiva, é interessante distinguir colonialismo de Imperialismo. Colonialismo, é a conquista de território vista do aspecto político,é a anexação de  territórios, é algo formal. O Imperialismo consiste nas práticas utilizadas no colonialismo ,podendo ser práticas formais ou informais, desde exploração de recursos até a "morte" da cultura nativa.O imperialismo por vezes mostrou-se cruel , destruindo muitas culturas importantes.Isso ocorre porque é necessário a dominação não só do território ,mas também do povo, é preciso que o colonizador estabeleça um elo entre dominador e dominado, e nada melhor que a cultura do dominador sobre a cultura do dominado. 
   É nesse contexto que a história mundial vai sendo escrita. As práticas imperialistas e a colonização são fatores importantes para entendermos a situação dos países no mundo contemporâneo.


                                                                                                                                          Arícia Batista

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Imperialismo em Imagens

Aqui , algumas imagens sobre o imperialismo na África e na Ásia


  Charge ironizando a divisão da África

 Mapa da divisão da África entre os países imperialistas

Charge da divisão do território africano




Guia de Estudo



Aqui ,postamos um "guia de estudo "para orientar o estudo sobre o Imperialismo na África e na Ásia do século XXI. Bons estudos ! 


♣África e Ásia no século XIX e o imperialismo
♣O imperialismo e a relação com o tráfico de escravos
♣Práticas imperialistas
♣Intervenção capitalista industrial e financeiro
♣Colonialismo e neocolonialismo
♣A marca do colonialismo na África :A inferioridade dos africanos
♣As tecnologias e a expansão capitalista
♣O caso de Congo Belga : Exemplo de desestruturação social
♣O colonialismo europeu na Ásia
♣Guerra do Ópio
♣Guerra dos boxers
♣SunYat-sen :Líder do Partido Nacionalista Chinês
♣Era Meiji
♣Colônias britânicas e Inglaterra :Maior Império colonial do mundo