Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Um pouco da História da África e da Ásia

Um link que vale a pena seguir ! ;)


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

  Agora vocês podem tirar suas dúvidas sobre Imperialismo ,mandando um E-mail para 
imperialismo@hotmail.com .Estaremos lá para respondê-los .



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Indicamos o filme "Diamante de sangue " , lá dá pra entender o Continente Africano e o Imperialismo

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

• Resistência Africana

O tráfico europeu de africanos teve seu inicio antes da colonização americana só que em menor quantia em algumas sociedades africanas.
Os africanos tinham alguns direitos (diferente de alguns anos adiante) como folga, terrenos para plantio próprio, e também alguns povos em período de seca se ofereciam para trabalhar , quando a situação melhorava eles voltavam para suas aldeias.Com a ampliação do tráfico escravo no início da idade moderna, cresceram também as guerras entre tribos e escravos africanos.
Muitas tribos resistiram as guerras que os colonialistas faziam para conquistar terras africanas.Só no século XVII , é que os portugueses conseguiram conquistar os territórios de Angola e Moçambique.

No século XIX, os imperialistas estavam precisando de mão-de-obra local, então criaram medidas que eram opostas ao tráfico.Porém, nem mesmo ordens metropolitanas reverteram rapidamente esta situação.Entre 1820 e 1830, os números de escravos exportados subiram rapidamente, e só voltaram a cair em 1850.
Ainda no século XIX , quando começaram a exploração no território africano,conflitos com os diferentes povos nativos se intensificaram, que resistiam fazendo desde queimadas e levantes até guerrilha aberta.


Adaptado de Mundo Escola 

África do Sul, Guerra dos Bôeres

Nos finais do século XIX, a África do Sul estava dividida nas repúblicas bôeres e nas colónias britânicas do Cabo e do Natal. Com a descoberta de minas de diamante na região, o Reino Unido decidiu dominar e explorar esse território, o que deu início às Guerras dos Bôeres. O Reino Unido ganhou a Segunda Guerra dos Bôeres e consequentemente o domínio efetivo do território, sob promessa de autonomia, o que deu origem à União Sul-Africana.


Adaptado de Brasil Escola

• Imperialismo na Ásia


Há séculos cobiçados pelos europeus,graças às riquezas originárias especialmente da Índia e da China,o continente asiático tornou-se palco,no decorrer do século XIX e início do século XX,de disputas coloniais entre as nações européias. 




(DORIGO,Gianpaolo & Cláudio V. História para o Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2009, p.413).


Neocolonialismo

O colonialismo do século XIX (neocolonialismo), incrementado a partir de 1880, tem por base uma nova divisão econômica e política do mundo pelas potências capitalistas em ascensão. Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha experimentam um auge industrial e econômico a partir de 1870, seguidos pela França e Japão. Itália e Rússia ingressam na via da industrialização nesse mesmo período. Os monopólios e o capital financeiro de cada potência competem acirradamente pelo controle das fontes de matérias-primas e pelos mercados situados fora de seus países.

O Imperialismo

Imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.

Algumas vezes o imperialismo é associado somente com a expansão econômica dos países capitalistas; outras vezes é usado para designar a expansão européia após 1870. Embora Imperialismo signifique o mesmo que Colonialismo e os dois termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distinção entre um e outro.
Colonialismo normalmente implica em controle político, envolvendo anexação de território e perda da soberania.
Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente.

Adaptado de: InfoEscola